A Região Sudeste agregou 28% da mortalidade por afogamento e submersões acidentais no Brasil। O Estado da Bahia contribuiu com 8.17% dos óbitos (1996-2007) (SIM/MS). Na Bahia encontra-se o Município de Entre Rios que possui 44,5 mil habitantes (IBGE – 2009). Com área de 1.235,821 km2 sua densidade é de 32.79 habitantes para cada km2. O território de Entre Rios contém a Praia da Barra do Rio Sauípe, a Praia da Barra do Rio Subaúma, a Praia de Massarandupió, a Praia de Naturismo de Massarandupió, a Praia de Porto do Sauípe e a Praia de Subaúma. A Praia de Subaúma é uma das praias mais famosas da costa dos Coqueiros. Ela está localizada na Linha Verde, a 119 quilômetros a nordeste de Salvador. Porto do Sauipe é uma praia com moderno complexo hoteleiro, os maiores e mais luxuosos da América Latina. Nosso objetivo é apontar que para cada caso mortal de afogamento existe “dezenas” de ocorrências em graus variáveis, o que sugere importância ao fato de que é necessário guarnecer as praias do litoral do Município de Entre Rios e do Brasil a fora. No dia 24 JUL 2009, fomos informados pela CIPASS de que a Prefeitura de Entre Rios teria demitido os 20 (vinte) Salva-Vidas (GUARDA-VIDAS) que foram contratados no mês de fevereiro deste ano, para serviço de guarda-vidas na Praia de Subauma (10) e na Praia de Porto de Sauípe (10). Mediante o voluntariado, HERÓIS ANÔNIMOS teriam realizado vários resgates na região. 28 pessoas teriam sido socorridas na Praia de Porto de Sauípe. Quatro foram salvas na Praia da Barra no dia 22 JUL 2009. A intrépida ação destes homens teria resgatado uma família inteira do perigo de morrer por afogamento. Hoje, mais uma vez, recebemos pela CIPASS a informação de que a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, da Prefeitura de Entre Rios, teria contratado 06 guarda-vidas para a Praia de Subauma e 05 para a Praia de Porto de Sauípe।
Enfim, na presente realidade a segurança é ainda um bem que contribui significativamente para o bem-estar humano, haja vista o importante papel dos guarda-vidas (HERÓIS ANÔNIMOS) nas praias do Município de Entre Rios.
Parabéns ao voluntariado desta região.
Abraço, Osni Guaiano
Muito auspiciosa a postagem do caro colega PEDROCA,ourindo de fonte do senhor Osni Guaiano, quando se tratam de questões que envolvem o ambiente COSTEIRO é necessário uma valorização das pessoas que fazem com que o ambiente fique seguro para o uso sustentado e que se crie uma conciência de preservação social do ambiente costeiro.Sugiro um concurso para os quadros da prefeitura de ENTRE RIOS nos moldes da SALVAMAR e em parceria com os BOMBEIROS e a SALVAMAR,mediante aprovação em plenária, atravês da ABASA e de outras instituições parceiras e amigas. RESPEITEM E VALORIZEM OS PROFISSIONAIS DA SEGURANÇA COSTEIRA vamos a luta bravos colegas.