Domingo de protesto na orla de Salvador. A ABASA e o SINDSEPS Seguem unidos com salva-vidas e demais servidores

Aconteceu neste domingo (dia 10) mais um momento de protesto promovido pelos salva-vidas na orla de salvador. A atividade fez parte da agenda de atividades da campanha salarial 2018 que até uma altura dessa não teve um desfecho graças a toda ineficiência e inércia do gestor municipal. Afinal a nossa DATA BASE é em primeiro de Maio.

O que quer dizer que nosso salário tem que ser reajustado com efeitos financeiros para 1 de maio de cada ano. O que já não ocorre a alguns anos de gestão do prefeito ACM NETO. Como se fosse pouco a falta de reajuste nos últimos 3 anos o calote no pagamento do enquadramento do PCCV (Lei vigente criada pelo próprio ACM NETO) ainda propõe um reajuste ZERO por mais um ano aos servidores municipais? No tocante aos salva-vidas existem diversas mazelas. O já tão denunciado transporte pau de arara que é disponibilizado aos salva-vidas. A falta de comunicação e completo abandono que vivem os salva-vidas. Mas algo que se tornou insuportável é o deficit do quadro de trabalho no município de salvador. O quadro proposto oficialmente pela própria prefeitura é de 280 salva-vidas mas a bastante tempo apontamos a necessidade de um novo estudo deste número pois este número é insuficiente para cobrir a orla de salvador. A prova disso é que hoje a área de atuação do órgão está encolhido ao trecho Jardim de Alah – Ipitanga quando na verdade deveria cobrir o trecho São Tomé de Paripe – Ipitanga e ainda as Ilhas lagos e rios do município de Salvador conforme decreto de criação e funcionamento da coordenadoria ligada a SEMOP. Mas a realidade se mostra ainda mais cruel, pois,  o quadro proposto de 280 não alcança hoje se quer 240 servidores na ativa. Dos quais cerca de 90 servidores passam dos 50 anos de idade, alguns com quase 60 anos. Muitos dos quais tem mais do que os 25 anos de exposição insalubre exigidos por lei para a aposentadoria especial. A prefeitura não reconhece o direito e submete os salva-vidas a uma longa jornada judicial para garantir seu direito e mesmo com sentenças favoráveis ao servidores mandando aposentar estes servidores. A procuradoria utiliza de todos os recursos e mecanismos possíveis para adiar a tão sonhada aposentadoria destes profissionais. Alguns chegam a 37 anos de serviços prestados a prefeitura de Salvador. Com este quadro envelhecido , sem concurso, sem equipamentos, sem comunicação, sem abrigo, sem atenção da gestão municipal, sem a mínima garantia de direitos estes profissionais começam a gritar suas dores. E se engana quem pensa que qualquer cala a boca vai fazer nossa gente parar de lutar por dias melhores. Avante Salvamar, Avante Servidores, Trabalhadores, Uni-vos!

 

Repercussão na Imprensa:
http://tv.r7.com/record-tv/bahia/videos/video-servidores-do-salvamar-protestam-em-salvador-11062018

https://www.bahianoticias.com.br/noticia/223036-funcionarios-da-prefeitura-protestam-em-patamares-por-atualizacao-de-salarios.html

Deixe um Recado