Após retirada da pauta em Assembleia nos dois municípios a diretoria da associação tem se empenhado em discutir as pautas com os gestores nas supracitadas regiões.
Em Lauro de Freitas onde já haviam discussões em andamento , inclusive em mesa permanente de negociação publicada no diário oficial, o andamento não vem agradando aos salva-vidas pois além de inúmeras reuniões marcadas e desmarcadas em cima da hora trazendo inúmeros transtornos para esta diretoria e para a categoria que espera a solução dos problemas. Após o súbito cancelamento da reunião com a prefeita Moema Gramacho nesta segunda feira dia 06 e nova remarcação para quinta dia 9 a categoria ficou muito insatisfeita ainda mais quando surpreendida por projeto de lei abrupto enviado pelo executivo municipal versando temas sobre o servidor municipal sem nenhuma discussão com a categoria. Além da reunião com a prefeita o dia 9 tem ainda marcada uma reunião com o secretário Lula Maciel para tratar especificamente deste projeto de lei em conjunto com as demais categorias do serviço público municipal.
Já na capital Salvador depois de alguma insistência está diretoria conseguiu uma agenda com o secretário da SEMOP Marcus Passos e a reunião aconteceu nesta terça dia 07. Entre os temas tratados estavam a operação verão proposta por nós. Que foi explanada e ficou sob avaliação do secretário para posterior resposta. O secretário explanou sobre as licitações que estão ocorrendo para aquisição de pranchas , rescue tubes, fardamento, mastros, bandeiras , garrafas individuais de água e tratamos também da doação de fardamento proposto por uma empresa e de qual seria a viabilidade jurídica para o recebimento desta doação e colocamos a ABASA e sua utilidade pública a disposição para ajudar neste processo. Foi abordado a operação do ano novo na orla da Boca do Rio x Jardim de Alah. O mesmo garantiu que já tem um projeto próprio para a segurança aquática e não quis entrar em mais detalhes. Sobre os postos de serviço foi informado que a reforma de postos antigos está em andamento. A nosso pedido ficou sob estudo a aquisição de novos veículos para transporte dos salva-vidas e do material devidamente separados. De forma análoga ficou o nosso pleito a respeito da rádio comunicação entre postos porém a este o secretário se mostrou sensível a necessidade. Sobre a operação carnaval o secretário falou que está cedo para iniciar está discussão e propôs que o tema fosse abordado mais a frente. Afirmamos a necessidade de manter todos trabalhando durante a folia momesca e se possível com reforço. Foi dito pelo secretário que uma campanha de prevenção está sendo orçada e a prefeitura pretende contratar promotores para panfletar e distribuir pulseiras as crianças nas praias durante o verão. Foi dito que este trabalho com as pulseiras os próprios salva-vidas podem colaborar e fazer. Que necessitamos apenas das pulseiras.
Por fim foram tratados ainda de temas como as comemorações referentes ao dia dos salva-vidas, o quadro deficitário e a necessidade de concurso público.
A diretoria colegiada deverá promover novas assembleias para deliberar sobre o andamento das negociações nas regiões e decidir como dará andamento as cobranças nas duas prefeituras.
A cada dia que passa fica mais difícil seguir a rotina na missão sublime de salvar. Continuamos juntos e atentamente lutando para salvar vidas.