As bandeiras de sinalização são artifícios utilizados para indicar as condições aquáticas para alertar a população e assim prevenir acidentes.
Estas bandeiras foram estabelecidas por padrões da Federação Internacional de Salvamento Aquático e deveriam ser sempre seguidas e amplamente divulgadas.
Trata-se de uma padronização internacional que facilita a comunicação principalmente com turistas que além de desconhecerem o local e seus riscos também esbarram muitas vezes na barreira da língua utilizada. Por este motivo as bandeiras tem seu código em cores.
A escolha das bandeira foi feita levando em conta as sinalizações mais utilizadas em todo mundo de forma a causar a menor contradição e confusão possível.
Tais bandeiras não são enfeites nem muito menos substituem a presença de um salva vidas no local.
As bandeiras são ferramentas importantes para o trabalho dos salva vidas pois previnem acidentes e o uso de tal padronização é altamente recomendado pela ILS (Federação internacional de Salvamento aquático).
Bandeiras de sinalização não são enfeites. Saiba o que elas dizem.
Tipos de Sinais de Praia
Amarelo – ATENÇÃO – Risco médio. Ondas e correntes moderadas. Mal nadadores não devem entrar na água. Para outros devem ter cuidado.
Vermelha – PERIGO – Alto risco. Ondas e correntes fortes. Todos os nadadores devem ser desencorajados a entrar na água. Todos que entrarem na água devem ter grande atenção e cuidado.
Duplo vermelho – INTERDITADA – Agua fechada para o banho e esportes.
Roxo (purple) – Animais marinhos perigosos como água-viva, raias, cobras, e outros que possam causar pequenas lesões. Esta cor não é utilizada para tubarões (use a bandeira vermelha ou dupla vermelha).
Vermelho sobre o amarelo – ÁREA VIGIADA – A área esta protegida por guarda-vidas. Pode ser utilizada demarcando a área para permitir o banho ou esportes naquela área.
Quadriculada preto e branca – área delimitada permitida para esportes com pranchas e outros sem motor.
Amarela com uma bola preta central – Esportes com prancha e motor estão proibidos.
Biruta laranja – indica que a direção do vento e informa que é inseguro utilizar objetos flutuantes para o lazer.
Infelizmente estas recomendações muitas vezes não são seguidas ou não são corretamente seguidas por teimosia, falta de informação ou até por falta de material causando certa confusão nos banhistas. Na dúvida procure um salva vidas para te dar as informações. Não se arrisque.
Veja matéria sobre sinalização : http://www.rpctv.com.br/parana-tv/2011/01/bandeiras-vermelhas-amarelas-ou-verdes-indicam-condicao-do-mar/