Agentes de salvamento aquático repudiam encenação na web

sindseps_abasa
NOTA DE REPÚDIO
O Sindicato dos Servidores da Prefeitura do Salvador (Sindseps) e a Associação Baiana de Salvamento Aquático (ABASA) apresentam uma moção de repúdio ao canal online Coringa Art Produções pelo vídeo “Salva-Vidas”, lançado em 15 de março de 2014. O filme de humor retrata os profissionais de maneira “humilhante e constrangedora”, pois não condiz com a postura desses anjos dos mares”.
A gravação mostra um agente de salvamento aquático negando cumprir o seu labor em um posto de serviço, localizado na praia do Corsário, na orla marítima de Salvador.
salvamar




O mais repugnante foi perceber claramente nas imagens, que os atores que interpretavam a cena lamentável estavam vestidos com a farda dos servidores municipais lotados na Coordenadoria de Salvamento Marítimo do Salvador-Salvamar.

Desde o início da veiculação do vídeo, diretores do Sindseps e da Abasa foram testemunhas da indignação que tomou conta do corpo de agentes de salvamento aquático da Salvamar, que estão diariamente garantindo a proteção da vida nas águas da capital baiana.
As redes sociais e institucionais que envolvem esses servidores municipais estão repletas de declarações contra o que foi considerado como “desrespeito e chacota” para com esses trabalhadores e trabalhadoras. Além disso, o aspecto mais negativo foi a utilização de uma marca conhecida no território nacional e internacional como guardiã da vida. Nossa identidade visual afixada é honra e glória da categoria, não podendo ser ultrajada.
Ressaltamos que as entidades signatárias deste documento, ainda que sendo contrárias ao teor do vídeo exibido, não nutrem qualquer sentimento de censura ou reação ao livre exercício da liberdade artística, cultural, política ou de culto religioso, nem mesmo, contra qualquer outra manifestação social.
Esperamos que o teor ora publicado para conhecimento público, seja instrumento de reflexão para o entendimento da contribuição social a ser ofertada por qualquer indivíduo que integra o tecido social. Que o humor sirva também como veículo difusor da verdade, além de somente buscar o riso, pois nós queremos sim, como diz a canção: “o sorriso sincero e o abraço para aliviar o cansaço”. Sim, queremos sorrir ao final de um dia cansativo em nossa missão de salvar vidas nas praias.
Que o show continue e os artistas sejam aplaudidos pelo seu público. Nós, salva-vidas estaremos protagonizando diariamente o espetáculo de proteger nossa gente. Sempre foi assim e assim será!

Agentes de salvamento aquático de Salvador representados pelo Sindseps e Abasa.

Deixe um Recado